Saúde é o que interessa!

Primeiros Socorros: Saiba as técnicas essenciais para garantir o seu bem-estar e de todos que estão com você durante as viagens, trilhas, passeios e monte seu Kit

Os primeiros socorros são alguns recursos e técnicas utilizados em casos de urgência/emergência com a saúde. Ideal é ter os itens básicos de auxílio e saber a maioria e/ou as principais técnicas que podem ajudar a prevenir, retardar muitas consequências no caso de acidentes/incidentes e até a salvar vidas.

Você pode criar o seu próprio Kit Primeiros Socorros e também participar de um curso para dominar os procedimentos (conhecimentos teóricos e práticos), afinal cuidados com a saúde nunca são demais.

Lembrando que, são somente os cuidados básicos e iniciais. E, na dúvida, não tome e nem dê nada a ninguém, assim como não aplicar ou fazer algo que possa ter implicações sérias, piorando a situação. A opinião e ação de um profissional capacitado é essencial nestes momentos.

Já que em qualquer lugar (casa, trabalho, trânsito, mata) e qualquer pessoa pode passar por situações de urgência/emergência por motivos de lesões, acidentes ou condições de saúde, é neste momento que o mínimo de conhecimento e material adequado é necessário, para que a situação também não piore.

Cuidado para não entrar em pânico ou dar uma de herói. Mantenha a calma, aplique qualquer procedimento se tiver conhecimento adequado no que for fazer, proteja a vítima e aguarde pelo atendimento dos profissionais.

Nas suas viagens, trilhas e passeios, o importante, além de se cuidar, é você acomodar bem os medicamentos e acessórios, verificar datas de validade, ter algum tipo de manual/guia e a indicação de cada remédio para não errar na prescrição. E dependendo do lugar que você vá, carregue tudo ou não vá sozinho, se for, avise alguém sobre seu roteiro e informações das datas.

Eu ainda não tenho o curso, mas está nos meus planos. Dependendo do lugar, o ideal é que alguém ou todos no grupo tenham feito o curso de primeiros socorros e tenham conhecimento na área e na prática. Porque não adianta andar com um belo kit se ninguém sabe reconhecer os sintomas de alguma crise emergencial e como prevenir o pior e/ou tratá-la.

Sempre que for fazer trilhas, passeios e viagens mais longas, travessias mais intensas pense no clima, tipo de terreno, ambiente/local e no tempo que você passará andando e a partir daí organize e monte ou revise seu kit.

Para quem quiser se especializar, a Cruz Vermelha oferece cursos práticos: atendimento@cruzvermelhasp.org.br

Meu estojo comprei do AliXpress
por R$ 12,00 (2017)

  PARA SABER MAIS (Fonte: Site Dr. Dráusio Varela): 

Remédio – Métodos ou cuidados terapêuticos que ajudam a aliviar desconfortos. Exemplo: Balas de gengibre que diminuem dor de garganta.

Medicamento – é um produto que foi desenvolvido por uma indústria farmacêutica e que cumpriu todas as exigências legais definidas por órgãos regulatórios (Anvisa).

“Então, todo medicamento é um remédio,
mas um remédio nem sempre é um medicamento”.

 

E, abaixo segue link para baixar a minha “listinha”… como tenho sempre receio de que algo possa acontecer, acabo levando de tudo, afinal, nunca se sabe. Mas o bom é que dá para ter uma bela noção de tudo, aí você verifica o que é da sua necessidade, necessário e da sua preferência. 

PDF => Sugestoes_Primeiros_Socorros


Cuide-se! 😉 e Vamo ki Vamo! @MochilandoNasViagens

Legal? Acompanhe nas redes e ajude a compartilhar:
20

Deixe uma resposta