saquarema

Saquarema: capital do surf e belas praias

Saquarema começou ter sua história contada a partir de 1530, quando as frotas marítimas portuguesas atracaram na Região dos Lagos a fim de “guardar” a costa brasileira. Eu ouvi falar da cidade, na década de 90 em uma novela televisiva e, desde então, ela entrou na minha wishlist, afinal estaria conhecendo a região que é considerada o Caribe brasileiro. E para unir o útil ao agradável, tenho amigas que moram na região.

Então, nestas férias de 2019, me programei, planejei e fiquei uma semana por estas bandas. Uns dois meses antes fiquei de olho nas promoções para o transporte e cerca de uns 25 dias antes da data de início das férias, consegui uma superoferta na passagem aérea ida e volta SP x RJ, por R$ 215,00 (fevereiro/19). E para o restante dos translados, anotei todas as linhas de ônibus que eu precisaria, mala e cuia e lá fui eu.

Chegando pelo aeroporto Santos Dummont, segui de uber até a Rodoviária Novo Rio ($12,00) e de lá segui até Saquarema, numa viagem de ônibus com duração de umas 2h30, pela Autoviação1001, valor da passagem R$ 34,00. Desembarquei no Terminal de Saquarema e segui andando cerca 1 km direto para a pousada que já havia reservado, o Itaúnas Hostel, onde fui superbem recebida por seu Antônio, que me mostrou todo o lugar (mais detalhes sobre a hospedagem clique aqui). E, após me acomodar e tomar um banho, pois estava muito quente naquela terça feira, fui direto dar uma volta na praia.

Neste primeiro dia, era uma terça feira, andei bem e fui conhecer os pontos turísticos da Cidade. Tudo por lá é perto para quem não liga de andar como eu, rs. E em dois dias, consegui aproveitar muito bem e me encantar com este belo lugar. Caminhei muito pela praia e já de cara conheci a igreja, a lagoa, o centro histórico e arredores da cidade.

Na quarta feira, meu segundo dia, amanheceu nublado, chovendo. Enquanto tomava meu fresquinho café da manhã, o tempo começou a abrir e segui até a exuberante Praia de Itaúna, considerada a melhor em ondas para os surfistas. Por lá, fiquei o dia todo. Quase a praia toda para mim, de manhã, alguns pescadores e pouco mais tarde, fiquei conversando com o Sr. Orlando, que vende os comes e bebes por ali. Comi um belo pastel de camarão, por sugestão da casa e estava ótimo. No final do dia, fui encontrar minha querida amiga Kelly, que mora no bairro de Bacaxá. Como é maravilhoso saber que apesar da distância, tanto tempo sem se falar, o carinho permanece; foi estupendo nosso encontro depois de tanto tempo. Ela morava no mesmo bairro que eu e mudou-se para lá há quase 15 anos.

Enfim, na manhã seguinte, tomei café e ajeitei minhas coisas para pegar a estrada novamente, agora o destino é Arraial do Cabo.

PONTOS A SEREM VISITADOS:

Igreja Nossa Senhora de Nazareth

No alto de uma colina, está localizada a Igreja da Matriz. Contos da região, dizem que em 1630, pescadores encontraram na encosta uma imagem de Nossa Senhora de Nazareth. Um dos pescadores levou a imagem ate sua casa, porém ela sumiu e reapareceu no rochedo onde foi encontrada. A levaram novamente e ela sumiu de novo, reaparecendo no mesmo lugar. Aí decidiram construir uma capela, que com o passar dos anos teve que ser reestruturada, com uma arquitetura clássica, sendo finalizada no ano de 1837 e tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 2001.

Nos fundos da Igreja há um pequeno cemitério pertencente à irmandade de Nossa Senhora de Nazareth e na encosta para o mar fica a gruta numa retranca do penhasco, com uma imagem de N. S. de Lourdes, trazida da França em 1947, formando um harmonioso conjunto arquitetônico-religioso, aberto à visitação para uma apreciação deslumbrante e de muita paz.

Centrinho Histórico

Com muitas construções antigas preservadas, o centro histórico de Saquarema é bem encantador e simplista, que nos atrai para se sentar na Praça do Canhão, tomando um delicioso sorvete das inúmeras sorveterias com um preço bem legal que tem ao redor.

Centro de Treinamento de Voleibol

No bairro de Barra Nova, fica a sede da Confederação Brasileira de Voleibol, que impressiona pelo alto padrão das instalações e um belo jardim, que podem ser visitados diariamente, na Avenida Salgado Filho, 7000.

Reserva Ecológica Estadual de Jacarepiá

No parque há uma grande variedade de vegetação e uma lagoa bem próximos do mar. Aberta à visitação permanente fica próximo a Vilatur.

Fazenda da Usina

No século XX a antiga usina produzia álcool e açúcar. Chegou a empregar a faixa de 3 mil trabalhadores quando mal havia estradas. Estes se reuniam para as Rodas de Jongo e Folia de Reis nas noites da usina. Em 1974 aconteceu a última moagem, com um baile que reuniu moradores de toda a região e personalidades da capital. Fica RJ-106, próximo a Sampaio Correa.

Mirante e Morro Santa Cruz

Antes de chegar ao centro, saindo de Bacaxá, no caminho encontramos o Mirante com vista privilegiada da cidade de Saquarema e para o mar. No local encontra-se uma cruz com 15 metros de altura e o pôr-do-sol dizem que fica mais perfeito visto dali.

Sambaqui da Beirada

Inaugurado em 1997, reúne o museu, uma área de vegetação de restinga e as escavações que revelaram restos mortais e utensílios de povos pré-históricos que viveram na região a 4.500 anos atrás. Fica na Barra Nova, na última rua a direita após o fim do calçamento da Av. N. Sra. de Nazareth, seguindo em direção a Jaconé. Fica na Rua Sambaqui da Beirada s/n.

Queda do Tinguí

Complexo de riachos e quedas d’água aliados a tobogãs naturais são a diversão do lugar que conta ainda com área para piquenique e churrasco. Acesso pela RJ-106 em Sampaio Correa.

Rampa de Vôo Livre

Quatro rampas permitem a decolagem em todas as direções. Quem gosta de altura e aventura, é uma ótima pedida. Informações no Auto Posto de Vôo Livre na RJ-106, próximo a Sampaio Correa.

Lagoa de Araruama

Com 17 km de comprimento, é formada por três lagoas que se interligam por canais. As águas são renovadas pela passagem (barra) que há na base do outeiro da Igreja de N. Sra. Nazareth. Com quiosques a beira d’agua é bem agradável para belos passeios às suas margens. Fica no caminho para Cabo Frio.

Lagoa de Saquarema

De água proveniente do mar, é própria para banho, pesca e esportes aquáticos, além de possuir a estrutura para se passar um belo dia, comendo a beira mar e descansando.

Praia Itaunas

Uma das mais belas praias de Saquarema e apelidada de “Maracanã do surfe”, por ter ondas que chegam a três metros de altura e extensão de dois quilômetros. Todo ano, acontecem diversos campeonatos que reúnem atletas de elite do mundo todo. Apesar do mar forte, é possível passar o dia com a família e crianças, pois existem muitas pedras que formam algumas piscinas naturais junto a areia. Não deixe de procurar o Senhor Orlando e experimentar o excelente pastel de camarão.

Outras praias próximas: Praia de Massambaba, Praia de Vilatur e Praia de Jaconé todas em área de preservação ambiental com cenários privilegiados e possibilidades infinitas de atividades.

Templo do Rock

Um verdadeiro museu do Rock. Era a casa do cantor Serguei, falecido em 2019, lotada de peças de roupas, discos, prêmios, livros, cartazes, filmes em VHS e outros materiais datados a partir de 1960, um verdadeiro local cenográfico, que faz a gente viagem na história deste estilo musical.

 

 

Deixe uma resposta