Piracicaba: muita proza e atrações

Além do rio que dá nome a cidade e virou um ícone da música caipira brasileira, a região é bem valorizada com pontos turísticos e culturais preservados

A música é sobre lágrimas e uns dizem que fala sobre um amor platônico, mas realmente o que o autor Lourival dos Santos quis dizer é uma incógnita, porém transformou a cidade de Piracicaba, no interior do Estado de São Paulo que, além de ficar conhecida por esta música “Rio de Lágrimas” (composta em parceria com Tião Carreiro e Piraci, representada nas vozes de grandes artistas como Tião Carreiro e Pardinho), tem representatividade marcante na cultura e nos proporciona excelentes atrações turísticas.

Fundada em 1767, o nome da cidade vem do tupi e significa “o lugar onde o peixe para” e hoje, o município é referência no setor industrial, com muitas fábricas no setor metal-mecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar, que teve início no ápice da criação do programa Pró-álcool. Sem  contar com os atrativos culturais, arquitetônicos e naturais.

O famoso Rio de Piracicaba corta a cidade e foi muito utilizado como rota fluvial no século XVIII, transformando-o em um símbolo e possibilitando diversos atrativos à sua margem, como passeios por suas águas e uma caminhada maravilhosa na orla da Rua do Porto, que oferece muito artesanato local e uma gastronomia de primeira com muitas opções de peixes assados, como é o caso do Filé de Lombinho, que custou $110,00 com acompanhamentos e serviu muito bem 3 pessoas.

Passear pelo estado de São Paulo é sempre uma bela surpresa e acompanhada de pessoas especiais melhor ainda para aproveitar a excursão. Então, fui conhecer a cidade na companhia de pessoas muito queridas: Silvio e sua filha Tawany. Ele, que já trabalhou por lá e conhece bem a região, levou a gente nos melhores lugares e ainda nos conduziu para um excelente passeio, um Voo Panorâmico sob a região, a partir do Aeroclube de Piracicaba que vale muito a pena, principalmente para os adeptos de atividades radicais. O serviço pode ser contratado na hora e são no máximo 3 pessoas por voo, que em condições normais dura uns 15/20 minutos e é bem agradável.

 

E nas alturas, vimos alguns dos vários pontos turísticos do município que conseguimos conferir pessoalmente, já que são ótimas opções para um turismo de um dia ou final de semana em família, como por exemplo, fazer um passeio pelo centro no Trenzinho e/ou conhecer uma das maiores Universidades do Estado, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), pertencente à Universidade de São Paulo (USP), que possui prédios centenários e uma excelente área verde, propícia para uma linda caminhada, descanso ou apreciação da natureza, já que se parece com um grande jardim botânico, ótimo para nossas belas e muitas fotos.

E os outros atrativos visitados nesta oportunidade estão: Parque do Mirante, Passarela Estaiada, Ponte Pênsil, Engenho Central, Largo dos Pescadores, Centro Gastronômico e Parque na Rua do Porto e Casa do Artesão. Por estes pontos, fizemos outra bela caminhada, respirando um ar gostoso que a cidade de Piracicaba nos concede.

O ambiente como um todo é muito bom e acolhedor e por onde percorremos tivemos boas imagens e impressões do município.

Piracicaba também é bem conhecida por conta do Salão Internacional de Humor e a Festa da Polenta no bairro de Santa Olímpia e outros pontos de interesse são: Elevador Turístico Panorâmico Alto do Mirante, com uma vista privilegiada no topo com 24 metros de altura, o Museu da Água, o Estádio do XV de Piracicaba, Casa do Povoador, Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves, Casarão do Turismo, Estação da Paulista, Igreja dos Frades, Museu Prudente de Moraes, Praça José Bonifácio, Catedral de Santo Antônio, Centro Cultural Martha Watts, Mercado Municipal, Igreja Metodista Central, Estádio Barão da Serra Negra e Ginásio Waldemar Blatkauskas.

Por fim, adorei a cidade e espero voltar para explorar os outros lugares com a ajuda desta linda e querida dupla para o passeio ficar melhor ainda. Piracicaba oferece boa opções para alimentação, com uma grande variedade de peixes e até para outros paladares. E, para quem gosta de experimentar algumas bebidas também tem algumas cachaças artesanais. Na parte cultural, me encantei com os atrativos bem conservados e aonde sempre são organizados eventos e exposições, sem contar com o rio e sua bela orla, lugar estratégico para olhar o nada, pensar na vida, admirar, agradecer, namorar, curtir e pedir tudo do melhor. Vale muito a pena conhecer. 😉 

Acompanhe a Letra da famosa Música
(Direitos autorais preservados ao seu autor/representantes)
O rio de Piracicaba
Vai jogar água pra fora
Quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora
Mas quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora
Lá no bairro onde eu moro
Só existe uma nascente
A nascente é dos meus olhos
Já formou água corrente
Pertinho da minha casa
Já virou uma lagoa
Com lágrimas dos meus olhos
Por causa de uma pessoa
O rio de Piracicaba
Vai jogar água pra fora
Quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora
Mas quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora
Eu quero apanhar uma rosa
Minha mão já não alcança
Eu choro desesperado
Igualzinho uma criança
Duvido alguém quem não chore
Pela dor de uma saudade
Quero ver quem não chora
Quando ama de verdade
O rio de Piracicaba
Vai jogar água pra fora
Quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora
Mas quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora”

 

Legal? Acompanhe nas redes e ajude a compartilhar:
20

Deixe uma resposta