ILHA DO CARDOSO – O Parque Estadual que é um Paraíso em SP . . .

 

A natureza é cheia de encantos e nas minhas viagens eu vejo uma coisa mais linda do que a outra e, por isso, a vontade de sair por aí, mochilar e aproveitar é intensa e, acredito que nunca vai passar.
Enquanto planejava a viagem de reveillon (2013/2014) na Ilha Comprida, me deparei com a possibilidade de conhecer a Ilha do Cardoso, localizada bem ao sul de Cananeia. Esta Ilha abrange uma área de 13,6 mil hectares, onde são encontrados vários tipos de vegetação da Mata Atlântica, que proporcionam variedade extraordinária de ambientes e alta diversidade de fauna e flora, inclusive com a presença de botos, na Baia dos Golfinhos.
Para chegar até lá, você precisa ir até Cananeia e pegar uma escuna ou voadeiras (pequenas lanchas), até as comunidades/praias da Ilha. No final do ano paguei R$ 25,00 / ida e volta por este trajeto de cerca de 30 minutos cada trecho.A Ilha é composta por seis comunidades tradicionais, sendo a mais desenvolvida a comunidade do Marujá. Passeios e trilhas só podem ser feitos com agendamento com os monitores ambientais. Eu e o pessoal que estava comigo não fizemos, mas deve valer muito a pena,
tenho certeza.
Ficamos apenas na praia da Baia dos Golfinhos. E na ida até lá eles vieram me ver, hihihi… brincadeiras a parte, é muito lindo ver animais tão belos soltos em seu habitat.
 E a Ilha do Cardoso é um lugar é excelente, tem uma piscina natural e a água muito tranquila. Mas achei precário aquele local, pois só tem 2 restaurantes e um banheiro em cada um para uso. Vale levar muitos lanches, água e saquinho para o lixo.
Por lá, eu experimentei ostras. Pedimos umas com um orégano e queijo, não in natura. Pedimos meia porção: 6 unidades (não lembro o preço, mas até que foi barata). Comi uma e achei que já estava bom. Pra quem gosta de peixe, tem um, digamos, gosto de peixe, mas como eu sei que são caras, acho que não comerei de novo.
Na volta da Ilha do Cardoso por volta das 15h (tínhamos chegado lá umas 11h), não encontramos nenhum boto, mas foi bem divertido e estávamos exaltos, o sol estava estralando de quente. Chegando em Cananeia pegamos a balsa para o lado da Ilha Comprida  e conseguimos pegar o último ônibus com saída da Ponta da Ilha com destino final ao centro da Ilha e a nossa pousada, pois a nossa cama já exigia a nossa presença, rsrs. Realmente este passeio foi
excelente enquanto durou e quem sabe, ainda volto para fazer as trilhas e conhecer toda a Ilha do Cardoso. 😉
Créditos algumas fotos: Regiane e Michele
 
 

2 thoughts on “ILHA DO CARDOSO – O Parque Estadual que é um Paraíso em SP . . .

Deixe uma resposta